13 de junho de 2012

Os "3 Erres"


Eis os "três erres" do Consumo Consciente: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.  Aplicar esses três pequenos hábitos em nossas vidas pode fazer toda a diferença para o planeta e para o bolso.  Não é complicado, na verdade é muito simples: pequenos gestos se tornam grande conquistas.  Consumir é muito bom para a economia de um país, mas o consumo desenfreado e irresponsável é um desastre para o planeta e, no futuro, péssimo para uma economia sustentável.

REDUZIR - Significa você separar o que é importante e necessário daquilo que é supérfluo, procurando evitar comprar aquilo que você (lá no fundo) sabe que não precisa ou que é um exagero.  Outra dica é prestar atenção na qualidade e na quantidade do que se compra, para se evitar desperdício e substituições desnecessárias.  Já reparou que os produtos mais caros tem embalagens mais bonitas? E, geralmente, o que tem dentro é exatamente igual a um similar com embalagem mais simples e prática.  Um bom exemplo são os biscoitos, os chocolates e até os celulares.  Quantas funcionalidades você realmente usa de seu aparelho celular?? Mas, todo ano, lançam um modelo mais incrementado, com mais funções (que você nem vai usar) só para você trocar de aparelho.

REUTILIZAR - Significa dar um novo uso para as coisas, evitando joga-las fora no lixo.  Os copos de requeijão são um bom exemplo.  Reutilizar potes de margarina e de sorvete como recipiente para congelar alimentos ou como pequenos vasos para plantas também.  Dá pra fazer muita coisa com objetos que a gente nem imagina, até água da chuva pode ser reutilizada.  Cascas de alguns alimentos viram doces, bolos, sopas...

RECICLAR - Esse é o mais famoso dos "erres", o mais comentado.  Reciclar é a solução para aquilo que não pode ser reutilizado.  Para isso, é preciso o envolvimento maior de todos, separando o lixo, entregando em postos de coleta... Talvez seja o mais complexo dos três, porém é tão importante quanto os outros.  Da reciclagem do lixo podem sair adubos, energia, papel e muito mais.  

Então, vamos começar a adotar esses "3 erres" para salvar nosso planeta? A hora é agora !      

Nenhum comentário:

Postar um comentário